Busucão

O Busucão é um evento organizado pela ONG Instituto Apaixonados por Quatro Patas e acontece todos os sábados em locais abertos e de fácil acesso ao público na Baixada Fluminense, sempre das 10h às 16h. No evento onde a atração é o ônibus itinerante do instituto, ocorre a feira de adoção de animais e uma campanha de vacinação que busca atender gatos e cães de proprietários com baixo poder aquisitivo.

Criado por Dalmar Lírio, o Mazinho, idealizador da instituição, o ônibus foi inaugurado em 2016 e desde então já atendeu dezenas de pessoas não só da Baixada Fluminense como de todo o Rio de Janeiro. Durante esses anos mais de 3.500 animais já foram adotados.

Os interessados na adoção responsável devem ter idade maior que 18 anos e apresentar original e cópia do documento de identidade, do CPF e de um comprovante de residência, além de passar por uma entrevista com a responsável pela feira de adoção, para que seja analisado se o adotante realmente está preparado pra acolher um bichinho e evitar futuros abandonos.

“Me sinto um ser humano abençoado por estar tendo a oportunidade de participar desse projeto lindo que é o Busucão há tanto tempo. Espero que esses animais sejam bem tratados e amados pela família que os adotaram. Minha dica para quem vai adotar um animalzinho pela primeira vez é dar muito amor, procurar manter uma boa alimentação, levar regularmente ao veterinário e fazer o protocolo de vacinas e castração.” – disse Joyce Pimentel, gerente da unidade do Lote XV e responsável pelas feiras de adoção.

São oferecidas às vacinas V11 nacional para cães e antirrábica para cães e gatos. A vacinação acontece por ordem de chegada e é pedido uma colaboração de R$ 10,00 (dez reais) em cada vacina, um valor simbólico que ajuda os que não possuem de recursos para vacinar seus Pets, além de juntar fundos para ampliar ainda mais o projeto, ajudando um número maior de animais.

“Conheci a feira de adoção do instituto em abril quando estava passando pela Praça do Relógio no centro de Duque de Caxias. Já queria adotar um cãozinho, então não perdi a oportunidade. Desde então minha vida mudou bastante, meu filho é apaixonado pela nossa cachorrinha. Nossa casa é só alegria desde a chegada dela. E o melhor é que o instituto nos dá todo o suporte para mantermos a saúde e o bem-estar do nosso novo membro da família.” –  Tamires Silva Romano, adotante de um de nossos abrigados.

A vacinação feita em dia e a adoção responsável são fundamentais para o combate ao abandono de animais.