O lugar dos gatos é no colo?

O lugar dos gatos é no colo?

Apesar de toda liberdade, estar no colo pode ter muitos significados para o seu gato.

A independência natural dos felinos é uma dos motivos de escolha dos gatos como amigos domésticos. Apesar desse instinto, esses bichinhos são carinhosos e podem demonstrar afeto em gestos que vão do mais simples, como uma lambida, aos mais inusitados, como dar de presente uma barata para o dono.

Da mesma maneira, cada gesto revela traços de comportamento interessantes. Assim como com os humanos, por trás de cada ação do gato, existe um motivo. Alguns são conhecidos, no entanto, outros podem desvendar segredos que mostram que a domesticação não retirou a floresta dos pequenos felinos.

“Me dá um colo?”

Saltos exuberantes, reflexos precisos e capacidade de se esconder são características que os gatos trazem de sua ancestralidade selvagem e que tanto nos impressionam. Por estarem inseridos ao convívio humano, eles também adaptaram outros de seus hábitos, ressignificando o que, para nós, pode parecer apenas mais um ato de carinho.

Ao procurar o colo do dono para dormir, depois de um dia inteiro sumido, o gato pode estar querendo dar alguns recados.

Um deles é o de que está buscando proteção. Nossos pequenos felinos estão sempre atentos a tudo e prontos para se defender ou desferir o primeiro ataque, mesmo com sono. A hora da soneca é o momento quando ele se encontra mais vulnerável.

Nosso gato também pode estar indo procurar calor, por gostar de absorver o máximo de calor possível, o que inclui a temperatura do corpo alheio. Esse approach pode também ser um estreitamento de laços.

“Quem manda aqui?”

Outro significado secreto do colinho pode ser o de marcar território. Felinos são altamente territorialistas e o cheiro sempre foi uma forma de delimitar seus limites. Na floresta, através da urina eles demonstram suas fronteiras. No nosso convívio, deixar o cheiro deles no dono é uma forma de eles dizerem que nós pertencemos a eles.Se você quer tratar de seu gato com especialidade e afeto, procure o Instituto Apaixonados por Quatro Patas. Acesse nosso site e venha fazer uma visita a uma de nossas clínicas veterinárias associadas.