Cuidados com o passeio de seu cachorro nas altas temperaturas do verão

Cuidados com o passeio de seu cachorro nas altas temperaturas do verão

Então, chega aquela hora do dia em que seu cachorro percebe o seu movimento de se arrumar e ir em direção à coleira, que o deixa agitado e alegre. É a hora do passeio, momento em que nossos pets ficam ouriçados e ansiosos!

No entanto, em épocas de calor, para que nossos amiguinhos peludos continuem associando passear a algo prazeroso, é necessários que alguns cuidados sejam tomados, para preservar a saúde e a integridade física do animal.

Os cachorros não suam, portanto para equilibrar-se termicamente, eles ofegam, com o intuito de renovar o ar quente e úmido interno, por um ar mais fresco. Sua pelagem também funciona como um regulador de temperatura, tanto no inverno, como no verão. Contudo, com os pelos muito grandes, essa tendência pode pender para o abafamento, então, recomenda-se manter os pelos mais curtos (não pelados) nas estações mais quentes.

Outro ponto que se deve atentar sobre a pelagem é quanto à cor. Os cães muito claros podem sofrer queimaduras, devido ao sol. Desta maneira, consulte um veterinário para ser orientado sobre o uso de protetor solar para proteger a pele de seu pet.

Além disso, tenha cuidado com a temperatura do chão, onde acontecerá o passeio. As almofadinhas das patas dos cães são sensíveis. Um solo muito quente, como acontece em dias escaldantes, pode provocar queimaduras também neste local. Procure caminhar em lugares com mais sombra, ou proteger as patinhas com sapatinhos confortáveis, próprios para os pets.

É importante hidratar sempre seu cachorrinho durante o verão e levar água para os passeios. Caso você vá fazer alguma atividade física, como corridas ou trilhas, entenda o ritmo do seu animal para que ele não sobrecarregue seu organismo. O superaquecimento interno, na espécie canina, pode levar a convulsões e, até, à morte.

Procure uma das clínicas associadas ao Instituto Apaixonados por Quatro Patas. Nossos veterinários especializados poderão orientar você melhor quanto aos cuidados completos que você deve tomar com seu pet no verão. Acesse nosso site e venha conhecer nossos espaços.