Cachorros e gatos livres de pulgas e carrapatos

, Cachorros e gatos livres de pulgas e carrapatos

Cachorros e gatos livres de pulgas e carrapatos

Carrapatos e pulgas, apesar de microscópicos, podem causar grandes danos para seus cachorros e gatos, inclusive, a morte.

Esses pequenos parasitas transitam entre os pelos dos nossos bichinhos de estimação. As pulgas pulam entre um animal e outro, já os carrapatos se instalam em nossos amigos de quatro patas. Ambos se alimentam de sangue.

As larvas de pulgas podem nascer nos lugares onde os pets mais andam, como carpetes, gramas, sofás e outros tipos de mobília. Já os carrapatos podem transmitir doenças tão nocivas para os animais quanto para os humanos, como a famosa doença do carrapato.

Por isso, não basta apenas manter nossos bichinhos higienizados e com seus banhos em dia. Seus espaços de vivência também devem receber um cuidado especial.

Tratamento e prevenção

Os xampus e sabonetes não são usados como prevenção. Eles são indicados somente após os cachorros e gatos apresentarem os parasitas.

As pipetas são bisnagas com substância inseticida que devem ser aplicadas na pele dos animais também já com pulgas ou carrapatos.

As coleiras podem ser usadas como prevenção, uma vez que liberam substâncias antiparasitas aos poucos, impedindo a proliferação de ovos.

No caso de infestação grave, além de banhos com os xampus, recomenda-se o uso de comprimidos com ação um pouco mais forte. Alguns têm duração de apenas 24 horas, e devem ser utilizados em associação com um tratamento mais duradouro.

Cuidados com a casa

A casa também deve ser tratada para minimizar as possibilidades de infestação. Produtos de limpeza contendo pulgicidas e carrapaticidas podem ser encontrados em petshops. O ideal é que a casa receba uma limpeza à base deles a cada seis meses e que, periodicamente, os produtos sejam trocados, para os parasitas não criarem resistência.

Aspirar a casa e mantê-la o máximo protegida da poeira é, da mesma maneira, eficaz, pois também previne pulgas e carrapatos, deixando nossos amigos seguros e saudáveis.As clínicas veterinárias associadas ao Instituto Apaixonados por Quatro Patas possuem todos os cuidados necessários para a saúde de seus cães e gatos de estimação . Acesse nosso site e venha nos fazer uma visita.